Se originalmente as receitas mais comuns para tratar de resfriados se resumiam a misturas naturais e caseiras, nas últimas décadas passou-se a acreditar que a solução estaria com a vitamina C.
A teoria ganhou força a partir da década de 1970, com os livros e a defesa incondicional dessa vitamina por parte de Linus Pauling (1901-1994), ganhador dos prêmios Nobel de Química e da Paz. Mas muitos cientistas têm colocado desde então a questão em dúvida.
Um artigo, que será publicado na PLoS Medicine, coloca mais lenha na fogueira. O trabalho avalia os principais estudos feitos sobre o assunto até hoje e conclui que o entusiasmo público pela vitamina C não se justifica.
Robert Douglas, da Universidade Nacional Australiana, e Harri Hemilä, da Universidade de Helsinki, na Finlândia, analisaram os mais relevantes trabalhos feitos sobre a vitamina C no combate a resfriados nos últimos 65 anos. De acordo com os pesquisadores, 23 estudos em que os participantes costumavam tomar até 2 gramas da vitamina por dia indicaram que não houve diferenças na prevenção do resfriado em relação aos grupos que não ingeriram o suplemento adicional.
Vários dos estudos analisados apontaram que quem costumava ingerir cápsulas de vitamina C ficava resfriado por um tempo um pouco menor do que os outros. Entretanto, para Douglas e Hemilä, a significância da redução é questionável.
Mas os autores encontraram evidências de que a vitamina C pode ajudar a prevenir resfriados em pessoas expostas a esforço físico demasiado ou a temperaturas muito baixas. Na média, o ganho nesses casos foi de 50% nas ocorrências de resfriados. Entretanto, os cientistas sugerem cautela e afirmam que os resultados não podem ser considerados conclusivos.
Quanto ao uso da vitamina para o tratamento do resfriado, os estudos analisados não permitiram verificar qualquer ganho significativo.
Fonte: Agencia
Fapesp
|
|
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
Artigos
relacionados:
Resfriado Comum - Informações sobre Resfriados
Vitaminas - Vitamina B, B1, B2, B12, D, C, K, A, E, beta-caroteno
Tabela de vitaminas
Sinusite - O que é, causas, sintomas
Desvio de septo nasal
Sinusite - Diagnóstico, tratamento e prevenção
Resistência aos antibióticos Por que lavar as mãos é importante
Fruta Kiwi
Espinafre - Fatos nutricionais
Repolho - Fatos nutricionais
Vitamina A - Importância, fontes, deficiência, excesso
Vitaminas do complexo B - B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12
Vitamina C - Falta, excesso, função, importância, fontes e alimentos ricos
Raquitismo Vitamina D - Fontes, alimentos ricos, deficiência, excesso, importância
Vitamina E - Fontes, alimentos ricos, deficiência
Vitamina K - Deficiência, importância, fontes e alimentos ricos
Vitaminas das frutas - Laranja, banana, kiwi
Fontes de vitaminas
Alimentos com suas vitaminas A, B, C, E, D, K
Arroto e Arrotos em bebês Soluços
Perda auditiva - Causas e prevenção
Perda auditiva condutiva, neurossensorial e presbiacusia
Zumbido no ouvido
Otite média - Infecção no ouvido Cera no ouvido
Labirintite
Tabela de calorias das frutas
|