Que precauções a pessoa vivendo com um maracapasso deve tomar? O paciente que recebeu marcapasso deve evitar contato próximo ou prolongado com aparelhos elétricos ou que tenham campos magnéticos fortes.
Aparelhos que pode interferir no marcapasso incluem:
* Celulares e MP3 players.
* Eletrodomésticos como forno de microondas.
* Fios de alta tensão.
* Detectores de metais.
* Máquinas de soldar industriais.
* Geradores elétricos.
Esses aparelhos podem interferir nos sinais elétricos do marcapasso e impedi-lo de funcionar apropriadamente. A pessoa pode não ser capaz perceber quando o marcapasso foi afetado.
A probabilidade que um aparelho interfira no marcapasso depende do tempo de exposição e proximidade. Para maior segurança, deve-se usar o aparelho celular na orelha do lado oposto ao marcapasso. Também deve-se colocar o MP3 player o mais distante do marcapasso. Ainda pode-se usar eletrodomésticos, mas deve-se evitar exposição próxima e prolongada.
A pessoa com marcapasso pode passar por um sistema de detector de metais andando normalmente. Também pode ser
checada por um detector de metais manual, desde que ele não seja posicionado por muito tempo sobre o local do marcapasso. Deve-se evitar ficar parado próximo a um sistema de detecção de metais. Também deve-se informar no aeroporto que
usa um marcapasso. É importante ficar pelo menos a 60 cm de distância de máquinas de soldar industriais e geradores elétricos.
Alguns procedimentos médicos podem interferir no marcapasso, como:
* Ressonância magnética.
* Litotripsia de ondas de choque para se livrar de perdas no rim.
* Eletrocauterização para interromper sangramento durante cirurgia.
É importante informar aos médicos, dentistas e profissionais da saúde que tem um marcapasso. Seu médico pode te dar um cartão que declara que tipo de marcapasso tem.
Atividade física de portadores de marcapasso
Na maioria dos casos, ter um marcapasso não limitará a pessoa de praticar esportes e exercícios físicos, incluindo os vigorosos.
A pessoa pode precisar evitar esportes de contato, como futebol. Tal contato pode danificar o marcapasso ou soltar a fiação. O paciente deve perguntar ao médico quanta atividade física e de que tipo é segura para ele.
Cuidados regulares da pessoa com marcapasso
O médico deverá checar o marcapasso regularmente (em torno de a cada 3 meses). Com o tempo o marcapasso pode parar de funcionar apropriadamente por:
* Os fios saírem do local ou romperem.
* As baterias ficarem fracas ou descarregarem.
* A doença cardíaca progredir.
* Outros aparelhos interferirem na sinalização elétrica.
Para checar o marcapasso o médico pode pedir que o visite várias vezes ao ano. Algumas funções do marcapasso podem ser checadas remotamente através do telefone ou por uma conexão à Internet.
O médico também pode pedir um eletrocardiograma para checar alterações na atividade elétrica do coração.
|