O Zinco é um importante aliado para a fertilidade. Em um mundo globalizado, onde a competitividade e a busca pela realização profissional são crescentes, os relacionamentos ocorrem de forma mais rápida e intensa, as viagens de trabalho ou passeio são mais constantes e acessíveis, há uma cobrança por padrões estéticos e também por tornar-se pai ou mãe.
Mas, nem sempre esta vontade de construir a própria família dependerá apenas da decisão do casal; é preciso também um preparo biológico determinante para a geração de uma nova vida saudável. A fertilidade ou a ausência dela faz parte do inconsciente dos casais como uma preocupação, principalmente quando decidem ter um bebê. Novos estudos têm indicado a importância de alguns nutrientes neste processo, como é o caso do zinco que faz parte de diversas atividades celulares.
Além dos nutrientes já recomendados durante o período de gestação como proteína, vitaminas, ferro entre outros, o zinco pode ser destacado como um mineral essencial por desempenhar papel importante no momento da ovulação, crescimento, desenvolvimento, integridade celular e em funções bioquímicas como o envolvimento na síntese de proteínas e ácidos nucléicos.
"Sua deficiência tem sido associada à infertilidade, abortos, má formações e retardo do crescimento intra-uterino (RCIU), já que este mineral tem grande participação na divisão celular", afirma Silvia Cristina Ramos, diretora do IMEN Educação - Instituto de Metabolismo e Nutrição - e especialista em Nutrição Materno Infantil (Unifesp).
Embora o zinco esteja presente em alimentos como carnes, cereais integrais, fígado, frutos do mar (especialmente as ostras) entre outros, existem alguns obstáculos para atingir os níveis ideais ao organismo. "Isso ocorre devido às quantidades baixas do nutriente presente em alguns alimentos e a dificuldade do organismo em absorvê-lo" explica Silvia Ramos.
As ostras representam o alimento mais rico em zinco, porém, não é considerado um prato típico do cardápio brasileiro, com um custo superior para a média nacional e difícil acesso para adquiri-lo. Por isso, para garantir um aporte adequado de zinco, muitos especialistas recomendam os suplementos vitamínicos e minerais, que são capazes de garantir a quantidade ideal não somente do zinco como de várias vitaminas importantes para o bom desenvolvimento do bebê e uma gestação mais tranqüila.
|